Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de março de 2011

TEXTO PARA PONTUAR : "PARA QUEM É O PRESENTE"

- Leia o texto abaixo e depois responda as questões a seguir:

PARA QUEM É O PRESENTE  ?

           Dona Sara saíra de viagem. Sua ausência duraria aproximadamente dois meses, pois visitaria
 na Itália seus parentes, os quais não viam há 20 anos. Mas antes de viajar, dona Sara deixou um presente. Não disse para quem era, mas, no pacote havia um cartãozinho em que ela havia escrito quem era o destinatário do presente.
         Após a partida, reuniram-se o filho, a nora, os netos e Renata, sua melhor amiga, para ler o cartão e saber de quem era esse pacote enorme e tentador.
         O filho leu a mensagem, e era evidente que sua mãe havia deixado o presente para ele. Todos iam saindo preocupados, quando Renata gritou:
         - Um momento ! Eu sabia que Sara não ia fazer isso comigo, afinal, sou sua melhor amiga.
         E acrescentou com um sorriso de triunfo:
         - Escutem isto.
         Então leu o cartão em voz alta, e ninguém pode duvidar : o presente era para ela.
          A esta altura dos acontecimentos, todos quiseram ler o cartão e viram que os dois não estavam mentindo.
Vamos ver se você descobre o mistério.
O cartão era este:
1) Pontue o bilhete de modo que o presente vá para o filho:

ESTE   PRESENTE   É   PARA   MEU   NETO   NÃO   PARA  MINHA   NETA  TAMBÉM  NÃO   PENSO   EM   DÁ-LA   PARA   RENATA   MINHA   MELHOR  AMIGA   NÃO   É   PARA   MEU    FILHO   JAMAIS   SERÁ   DADO   PARA  MINHA   NORA   ELISA
                                                                                               SARA




 
2) Pontue o texto  como Renata imaginou :

ESTE   PRESENTE   É   PARA   MEU   NETO   NÃO   PARA  MINHA   NETA  TAMBÉM  NÃO   PENSO   EM   DÁ-LA   PARA   RENATA   MINHA   MELHOR  AMIGA   NÃO   É   PARA   MEU    FILHO   JAMAIS   SERÁ   DADO   PARA  MINHA   NORA   ELISA
                                                                                               SARA



3) Coloque os pontos como o neto imaginou :

ESTE   PRESENTE   É   PARA   MEU   NETO   NÃO   PARA  MINHA   NETA  TAMBÉM  NÃO   PENSO   EM   DÁ-LA   PARA   RENATA   MINHA   MELHOR  AMIGA   NÃO   É   PARA   MEU    FILHO   JAMAIS   SERÁ   DADO   PARA  MINHA   NORA   ELISA
                                                                                               SARA
4) Pontue de modo que o presente vá para a neta :

ESTE   PRESENTE   É   PARA   MEU   NETO   NÃO   PARA  MINHA   NETA  TAMBÉM  NÃO   PENSO   EM   DÁ-LA   PARA   RENATA   MINHA   MELHOR  AMIGA   NÃO   É   PARA   MEU    FILHO   JAMAIS   SERÁ   DADO   PARA  MINHA   NORA   ELISA
                                                                                               SARA




 
5) Coloque os pontos como a nora leu :

ESTE   PRESENTE   É   PARA   MEU   NETO   NÃO   PARA  MINHA   NETA  TAMBÉM  NÃO   PENSO   EM   DÁ-LA   PARA   RENATA   MINHA   MELHOR  AMIGA   NÃO   É   PARA   MEU    FILHO   JAMAIS   SERÁ   DADO   PARA  MINHA   NORA   ELISA
                                                                                               SARA



Querem saber como terminou esta história ?

Como não puderam chegar a um acordo, tiveram que esperar que a vovó voltasse, para saber quem era o afortunado. Por sorte, ela estava arrependida de haver deixado só um presente e trouxe mais quatro surpresas. Desta forma, ninguém ficou de  mãos vazias e todos ficaram contentes. E assim, a história do presente chegou ao fim.

3 comentários:

  1. isso é muito legal e interesante

    ResponderExcluir
  2. Concordo, é bem interessante e legal! Obrigada pela dica. Após realizar esta atividade postarei aqui a interação dos alunos.

    Profª Liliane

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto!Muito criativo!
    Me ajudou a elaborar um exercício de pontuação,para minha filha que está no 5 ano.
    Obrigada!

    ResponderExcluir